Cronograma Capilar - O Guia Absolutamente Completo!

by - terça-feira, julho 05, 2016


Foto: Fonte
Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero muito que sim! Cronograma Capilar? Já ouviu falar? Bom, eu sempre vejo muitos posts explicando o que é o cronograma capilar e como fazer, mas todos os posts que eu vejo não são 'completos', então resolvi tentar fazer um post completo, para ajudar as meninas que tem dúvidas sobre o assunto, já que eu comecei a fazer o "CC"(cronograma capilar)
E para esse post não ficar muito grande, eu resolvi que vou fazer outros posts para explicar mais (como ter cronograma capilar barato, cronograma capilar com receitas caseiras, etc), ok? Então já se inscrevi no blog para acompanhar essa saga de cronograma capilar! Então, continue lendo ♥



1.      O que é cronograma capilar?


Conhecido também como “CC”, o cronograma capilar é basicamente uma rotina de cuidados com o cabelo que você terá que seguir para restaurar os fios.


2. Como ele funciona?


O cronograma capilar é composto por 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução ao mês (o cronograma oficial). São basicamente três etapas: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.



  •  Hidratação -> É responsável pela reposição hídrica (água) na fibra capilar. Essa etapa pode se dizer que é a mais importante, pois ela é a base das outras duas, a gente precisa dela para o cabelo estar pronto e saudável para receber as outras etapas.
  •  Nutrição -> É responsável pela reposição lipídica (oleosidade) na fibra capilar. Ela que vai deixar os fios mais flexíveis, sedosos, vai trazer brilho para os cabelos, eliminar o frizz e vai reter a água que o cabelo recebeu na hidratação.
  •  Reconstrução -> É responsável pela reposição de proteína na fibra capilar. Ela que vai reconstruir realmente o seu cabelo, mas ela pode trazer o efeito contrário se você fizer de maneira errada. 

Por isso, preste bastante atenção, não faça a reconstrução mais de 2 vezes ao mês, isso pode danificar seu cabelo. Então se achar que seu cabelo está muito quebradiço e elástico, faça 2 vezes de 15 em 15 dias a reconstrução, nunca, mais que isso (só se um profissional na área, de sua confiança, falar para você fazer mais).


3. Para que tipos de cabelos o cronograma capilar serve?


É indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo, pode ser coloridos, cacheados, lisos ou alisados. Mas claro que o resultado será mais visível em cabelos necessitados: com químicas, descolorações, tinturas, alisamentos, ou aqueles que estão "não sáudaveis" por causa de chapinha, secador, poluição, etc. 

Mas e se o meu cabelo estiver natural e sáudavel, eu posso fazer o cronograma, Káh? Claro que sim, amore! Com o "CC" ele vai ficar ainda mais sáudavel e lindo!

4. Como montar meu cronograma capilar?


Bom, você pode seguir o cronograma capilar oficial, ou pode criar o seu "cronograma capilar personalizado". Existe o cronograma oficial e existe vários cronogramas para cada tipo de cabelo pela internet, é só pesquisar (exemplo: "CC" para cabelos lisos, cacheados, etc)

Para criar o seu cronograma capilar e fazer dar certo, você vai precisar principalmente de três coisaspaciência, tempo e dedicação. Pois não adianta você escrever seu cronograma lá no papel e ele só ficar por lá mesmo, pois assim ela não vai funcionar, ok? 

Bom o cronograma oficial funciona assim: 

cronograma capilar
Foto: Fonte

Seguindo esse cronograma você só precisa decidir quais dias vai fazer as etapas, pois cada etapa tem que ter o intervalo de tempo de 48 horas (exemplo: faço a etapa 1 na segunda, a outra na quarta e a outra na sexta). O "CC Oficial" funciona mais para cabelos que estão 'normais', que não estejam tão danificados, ok? Mas para criar o seu "CC", você vai precisar criar essa tabelinha da sua maneira, seguindo o intervalo de 48 horas

Se você não quiser ter o trabalho de ter que criar o seu cronograma, você pode também ir ao dermatologista que ele vai identificar o que seu cabelo precisa e criar um cronograma para você. 
Mas você pode tentar identificar as necessidades do seu cabelo sozinha, basta avaliar as seguintes características:

- Hidratação: Cabelos fracos, opacos e sem vida, falta de maciez, brilho e movimento, cabelo fica mais pesado e embaraçado e aspecto ressecado.

- Nutrição: Cabelos com frizz, desalinhados, porosos, com volume excessivo e pouca definição, pouco brilho e aspecto sem vida. Só toma cuidado para não exagerar na nutrição e seu cabelo ficar oleoso.

- Reconstrução: Cabelos que passaram recentemente por processos químicos, quebradiços, com pontas duplas. excesso de frizz mesmo fazendo as outras etapas, pontas duplas, fios fracos, porosos
queda excessiva e aspecto de cabelo danificado. Mas também não exagere na reconstrução, ela só pode ser feita 2 vezes por mês, de 15 em 15 dias, senão vai acontecer ao contrário e o cabelo vai ficar mais danificado do que já está.


E tem esse teste da imagem abaixo também, mas não sei se funciona pois nunca testei:

teste de porosidade
Foto: Fonte
Se alguém já testou e funciona, me avisa nos comentários, ok? 
Bom, o importante é prestar atenção no seu cabelo, para saber do que ele precisa, mas sem exagerar em nenhuma etapa. 
E não esqueçam que esse guia eu criei e aprendi vendo outros blogs e pesquisando muito, então se achar que minhas dicas não vão ti ajudar procure um especialista. Se você tiver alguma dica para acrescentar aqui, é só comentar aqui em baixo. 
E se quiserem saber mais sobre qualquer assunto do cronograma é só comentar abaixo que faço mais posts assim, ok? Espero muito que tenham gostado pois eu fiz esse post com muito carinho e demorei 3 dias para criar esse post, mas amei, pois aprendi muito também. 
Beijos amores, e não se esqueçam de se inscreverem aqui no blog para sempre receberem as dicas! ♥


You May Also Like

43 comentários

  1. Ando meio em falta com meu pobre cabelinho haha mas estou pensando seriamente em fazer uma mudança drástica logico que terei que cuidar melhor dele. Beijos!

    |Blog Floreios|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!
      Eu também estava assim, e o cronograma me ajudou muito, espero que ti ajude também <3
      Obrigada por comentar, fico muito feliz. Sucesso, beijos da Káh!

      Excluir
  2. Eu já pensei em fazer Cronograma Capilar mas acabei desistindo, eu prefiro aprender a entender mais as necessidades específicas do meu cabelo e baseado nisso eu faço nutrição, hidratação ou reconstrução. Mas eu amei a publicação e você conseguiu resumir sem esquecer do essencial :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vaneza!
      É uma boa ideia para quem não quer fazer o cronograma capilar :)
      Obrigada pelo comentário amore, fico muito feliz <3
      Beijos princesa!

      Excluir
  3. Olá Kah, amei o post!
    Adoro fazer hidratações no meu cabelo, mas tinha deixado um pouco de lado com o tempo corrido. Mas agora que estou de férias vamos cuidar desses cabelos hahaha ❤ Beijo

    www.amordevaranda.com 🐥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!
      Fico muito feliz que tenha gostado. Se precisar de dicas pode falar que eu ti ajudo, sei bem como que é <3
      Beijos e obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Adorei o post. Dicas ótimas.
    www.paularopkevigano.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Fico muito feliz que tenha gostado, obrigada e volte sempre!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Adorei o post e as dicas estão ótimas. Beijos


    http://www.casalsobrerodas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que gostou!
      Volte sempre, beijos da Káh <3

      Excluir
  6. uauuuu , amei !!! e com certeza vou querer fazer, vou salvar para não perder !!! um Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Eu fico tão feliz que tenha gostado <3
      Salva sim, e se inscrevi no blog porque logo vai ter outros posts com dicas e receitas caseiras para fazer o cronograma capilar :3 Beijos amore!

      Excluir
  7. Ei Kah, confesso que quando se trata de cabelo eu deixo a desejar, to sempre passando chapinha mais cuidado que é bom, nada! Adorei o cronograma, estou precisando desse toque de realidade! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu também estava assim, mas confesso que depois que comecei com o cronograma meu cabelo melhorou muito! <3
      Beijos.

      Excluir
  8. Nunca fiz esse cronograma Capilar! Mas estou vendo tantos posts, e tantas vantagens que estou morrendo de vontade de fazer!


    Te convido pra visitar o meu blog:
    Blog: http://dentrodamochila.blogspot.com.br/
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/dentrodamochila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda!
      Faz sim amore, ele é maravilhoso <3
      Claro, vou visitar sim :)
      Beijos amore!

      Excluir
  9. O post foi super informativo pra mim porque eu queria muito fazer mas estava desanimada. Muito obrigada ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Fico feliz que meu post tenha ti ajudado <3
      Logo tem mais posts deste tipo, então se inscrevi para acompanhar :3
      Beijos amore!

      Excluir
  10. Post legal e super completo. Eu nunca entendi muito bem o CC, mas agora entendi. Meu cabelo precisa mesmo é de uma nutrição.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Obrigada amore. Tenta fazer o cronograma, com certeza vai te ajudar.
      E obrigada por comentar <3
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu amei suas dicas.
    Meu cabelo é super longo, até o bumbum e o coitadinho ta judiado. Obrigada pelas dicas linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!
      Fico imensamente feliz que tenha gostado. Ai que lindo <3
      Eu sempre quis ter cabelo longo assim, cuida bem dela moça. Faz o cronograma :3
      Eu que agradeço por você comentar <3
      Beijos amore!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz cc mas tenho muita vontade, vou me organizar para começar e dar una vida pro cabelo, seu post esta super completinho, com informações mega importantes! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellen!
      Começa o CC sim amore, vai ajudar muito o seu cabelo :3
      E obrigada pelo comentário, fico muito feliz que tenha gostado <3
      Beijos da Káh!

      Excluir
  14. Preciso colocar esse cronograma capilar em prática, porque meu cabelo ta necessitado, obrigada pela dica ♥

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Obrigada por comentar amore, fico muito feliz que tenha gostado <3
      Beijos amore!

      Excluir
  15. Olá!
    Preciso muito fazer esse cronograma. Ultimamente eu estou apenas hidratando :/ Seria legal você colocar algumas receitas caseiras para cada etapa, ia me ajudar muito <3

    www.loucurasaovento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore!
      Obrigada por comentar e pela dica. Vou fazer posts com receitas caseira sim :3
      E não deixe de voltar para ver as receitas. Beijos amore!

      Excluir
  16. Tudo que eu precisava saber *-* sempre tive muita vontade de testar, mas sou péssima nesses negócios de saber o que meu cabelo tem kkkk, só sei que tem muito frizz ( e é um saco'-' odeio muito!), as pontas as vezes fica ressecada ( as vezes não), ele cai muito e sei lá! até hoje não consegui identificar o meu tipo de cabelo, por que aconteci assim:
    - Encontrei uma foto que parece super com meu cabelo e tá escrito tipo 2A
    - Ai vou ver em outro lugar o cabelo que pareci com o meu tá escrito tipo 2C
    Isso quando as vezes nenhum dos cabelos parecem com o meu ¬¬ ' assim eu fico super confusa kkkkk' desculpa pelo desabafo :P

    * Pedido de Post: Tipos de cabelos ♥

    Amei o blog, nova leitora *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! <3
      Amei seu comentário, muito obrigada linda. Eu fico muito feliz que tenha gostado :) Kkkkk sei como é, se quiser eu crio um cronograma para você?
      Qualquer coisa é só falar, e obrigada mesmo pelo comentário. Vou faze ro seu pedido de post em breve, beijos amore! <3

      Excluir
  17. Tudo que eu precisava saber! Realmente um guia completo,jà coloquei na minha lista de favoritos, mas tenho uma dúvida,eu tenho que fazer isso só por 1 mês ou continuo em outros meses?Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa!
      Que bom que meu post ti ajudou, fico feliz <3
      Obrigada amore! Você tem duas opções: faz até você ver que seu cabelo está saudável, aí para, ou você pode fazer um para cabelos danificados( ou qual tipo seu cabelo precisa) e depois quando ver resultado( seu cabelo estiver saudável) você faz um para cabelos não danificados :) Espero que tenha ajudado, se tiver alguma dúvida entre em contato <3
      Obrigada por comentar, beijos amore!

      Excluir
  18. Ual, obrigada por esse post. Tenho muita vontade de cuidar mais do meu cabelo, e nunca sabia o que fazer. Com esse post ficou bem mais fácil <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sthefani!!
      Muito obrigada você, pelo comentário. Fico feliz em ajudar com meus posts amore <3
      Beijos linda!

      Excluir
  19. O post é bom e útil, mas seria melhor se você justificasse o texto ao invés de alinhar, facilita a leitura. Beijos.
    Fernanda Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Obrigada pelo seu comentário. Vou anotar sua dica, muito obrigada <3
      Beijos amore!

      Excluir
  20. Eu já tentei seguir o cronograma, várias vezes, mas nunca consegui! Agora estou voltando aos poucos, acho que agora vai. Ótimo post!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Esse teste do cabelo na água eu já fiz, o meu boiou, então fiz uma hidratação em casa e fiz o teste novamente e o cabelo afundou, então acho que funciona sim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Achei bacana, vou indicar para umas amigas que são toda toda com o cabelo delas haha beijos :)

    ResponderExcluir
  23. Já cheguei a criar um cc mas nunca cheguei a seguir, então né ashuas
    Esse post foi bem útil, pois não me lembrava mais para que serve cada coisa!
    Obrigada <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei o post, bem explicadinho, faço o CC há algum tempo e amo! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  25. Tenho lido bastante esse termo cronograma capilar mas confesso que até agora não fazia ideia do que se tratava. Muito bem explicado no seu post :)
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir