Tipos de Cabelo - Como saber qual é o meu? #Parte01 - BEDA #02

by - terça-feira, agosto 02, 2016

woman, girl, lady, people, back, walk, style, fashion, hair, sway, blonde, strands, city, traffic, cars, downtown, urban, metro

Olá amores! Tudo bem com vocês? Eu espero muito que sim! Tipos de cabelo? Você sabe qual o seu tipo de cabelo? Cacheado, ondulado, liso, crespo...? Quais os tipos de cabelo? São tantas perguntas, mas quando eu ti responder elas, vai ser muito mais fácil de você cuidar do seu cabelo, saber do que ele precisa e fazer o cronograma capilar para seu tipo de cabelo, assim deixando ele saudável e lindo. 
Uma leitora do blog, a Lilih do blog Prestes a Voar, me pediu esse post, então aqui está. Espero que gostem e obrigada pela sugestão de post Lilih! 

Muita gente acha que os tipos de cabelo são: liso, ondulado, cacheado e crespo. Mas essa classificação é muito "simples" e com ela  não dá para saber muita coisa sobre o cabelo. Então criaram uma classificação no EUA, chamada de Andre Waler System, que separa os tipos de cabelo em categorias de acordo com a textura, a espessura e a ondulação do fio. Para vocês entenderem melhor, eu trouxe umas imagens que eu achei no google, mas vou deixar a fonte das imagens na legenda delas.  




tipos de cabelos - tipo 1
Foto: Fonte

O cabelo Tipo 1 é aquele totalmente liso, sem nenhuma ondulação,sedoso e oleoso. 



  • 1A – Um dos tipos de cabelo, do tipo 1 (os lisos), o 1A é o famoso cabelo escorrido. Brilhante, pouco encorpado, com tendência a ser oleoso e bastante fino. 


*Dicas: Sempre use produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar. Se o seu for muito oleoso, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar. Sempre use proteção térmica na hora de usar chapinha, secador ou qualquer outro aparelho do tipo. O uso frequente deles pode transformar este tipo de cabelo, em seco e danificado. Produtos que dão volume também podem ajudar, caso você goste de um pouco de volume. Já os produtos à base de silicones podem fazer os fios ficarem pesados demais, então o melhor é abrir mão deles.



  • 1B – O 1B é um dos tipos de cabelo, do tipo 1, que possui fios mais encorpados e bastante volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador/babyliss.

*Dicas: O ideal é utilizar produtos leves e alternar com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas, assim como qualquer outro produto hidratante. Também use proteção térmica sempre, na hora de usar chapinha, secador ou qualquer outro aparelho do tipo. O uso frequente deles pode transformar este tipo de cabelo, em seco e danificado.
  • 1C – O 1C, o último dos tipos de cabelo do tipo 1 (lisos), já é reto, pesado e dificílimo de modelar. Os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo. Muitas orientais se encontram nessa categoria (mas isto não é regra, há várias com cabelo fininho também). 
*Dicas: É recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado, e só deve ser utilizado nas pontas. Para finalizar, reparador de pontas duplas. E sempre use proteção térmica na hora de usar chapinha, secador ou qualquer outro aparelho do tipo. O uso frequente deles pode transformar este tipo de cabelo, em seco e danificado.





tipos de cabelos - tipo 2
Foto: Fonte


O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso, mas não chega a formar cachinhos, como os cacheados. Costuma ter a raiz mais lisa, tem mais frizz e forma mechas em padrão de S, tipo umas ondas. Os tipos de cabelo são todos muito diferentes um do outro, e parecidos ao mesmo tempo, mas esse tipo de cabelo é o mais versátil, pois costuma ser fácil de usar liso e cachear.

  • 2A – Um dos tipos de cabelo ondulado que se parece muito com o tipo 1 (lisos). Ele não possui muito volume, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar e alisar, apesar de voltar ao formato natural rapidamente, por ser muito fino.
*Dicas: Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade), como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar muito.
  • 2B – Ele pode ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito. 
*Dicas: O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse e finalizadores anti frizz para manter as ondas bonitas.
  • 2C – Ele tem as ondas tão intensas e menos espaçadas que já começam a forma cachos soltos - ele é um dos tipos de cabelo, do tipo 2 (ondulados), que mais se parece com o cacheado, o tipo 3. É volumoso, que são bem difícil de modelar. Os fios não ficam tão grudados na raiz, eles se distanciam um pouco da cabeça. 
*Dicas: É aconselhável caprichar no mousse e nos finalizadores anti frizz. Se você gostar de cachos, pode aderir o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles formam cachos com facilidade, se amassados bem e deixando secar ao natural, eles podem parecer um 3A.


Para o post não ficar muito grande vou parar por aqui, e logo trago a parte 2, com os outros tipos de cabelo que faltou. Espero que tenham gostado, e aprendido comigo. Quando a gente sabe qual o nosso tipo de cabelo parece que tudo fica mais fácil, nê? 
Até o próximo post, e me diz aí se um desse tipo é o seu! E não esquece de se inscrever no blog para acompanhar a parte 2 e muitas outras postagens sobre cabelos e muito mais! Beijos amores, e o segundo post do BEDA já foi!! Ehhheeeeh!! ♥


You May Also Like

18 comentários

  1. Muito legal o post, não sabia dessas diferenças pra mim era só liso e ondulado heheh
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que o meu é 1B! Nem sabia que tinha essa separação de tipos de cabelos.

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  3. O meu é tipo 3B e 3C rsrsrs Ansiosa esperando a parte 2 desse post !

    https://contaaibia.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. E para os homens, a mesma coisa? Sempre quis cuidar mais do meu cabelo, mas nunca vi tantas informações sobre cabelos masculinos.

    ResponderExcluir
  5. adorei o post! to em dúvidan se o meu é 2a ou 2b hahah mas é por aí, ajudou muito <3

    ResponderExcluir
  6. Que post legal! Acho que o meu cabelo é 2B, mas ainda não tenho certeza hahaha. Já vi seu post sobre cronograma capilar e é muito legal também.

    ResponderExcluir
  7. Olá flor, tudo bem?
    Eu já pensei entrar no projeto BEDA, só que é muita responsaaaa! Posts todos os dias? Ah, não sei se eu aguentaria. A pessoa tem que se programar de muuuuito antes.
    O post é super legal, tem muitas pessoas que não sabem qual é o verdadeiro tipo de cabelo delas, e agora fica até mais fácil para comprar produtos e etc. beijos, sucesso!

    meninafashion-polly.blogspot.com

    ❤️

    ResponderExcluir
  8. Acho que o meu cabelo é 1A ou 1B, mas fiquei meio na duvida, hahaha! Adorei o post :)

    Beijo!
    Cami <3

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que existia essa separação, sempre pensei que a divisão era liso, ondulado e cacheado. Acho que o meu cabelo é mistura doida de 1B com 2B e 2C, que loucura.

    ResponderExcluir
  10. Super interessante o post, não imaginava que havia toda essa distribuição, imaginava algo bem simples como cabelo liso, enrolado, crespo e etc... sem os subtipos hehehe
    Parabéns!

    Lukas Reis | Blog Fotografei

    ResponderExcluir
  11. Se eu continuasse tão leiga como eu era antes eu diria apenas "ondulado". Agora com essas informações posso dizer que é do tipo ondulado 2A! Faz sentido essas classificações porque existem n modos de um cabelo se apresentar e assim fica melhor de estudá-los e entendê-los.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido bastante sobre esse assunto sim e meu cabelo é bem o 2C, mas queria mesmo que ele fosse naturalmente o 1B. D:
    Não achei que o post ficou grande, podia ter colocado os outros tipos de cabelo aqui :)


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  13. O meu cabelo cada dia escolhe ser de um jeito! kkk... mas no geral creio que me encaixo no 2C... :)

    Bjs.

    http://lpenachioni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. o meu natural e cacheado crespo acho q e isso kkk mais atualmente uso quimica então seria liso.

    ResponderExcluir
  15. É bem legal o mundo do hai, algo legal de abordar seria com as cores pq acho que é um dilema se a pessoa tem cabelo preto e é branca? É morena? Negra vejo várias pessoas que era feio nessa classificação.

    Eu sou lisa falsa.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que post maravilhoso. Eu assumo que até o final do ano passado, não fazia a menor ideia dessas diferenças e não as entendia também. Seu post ficou muito bem explicado e me tirou algumas dúvidas sobre tipos de cabelo. Amei <3

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que existia diferença no mesmo tipo de cabelo, o meu é crespo, que ainda não está ai.
    Post muito bom, e vc fez bem em dividir, só assim já está grande, imagina com tudo ai!

    ResponderExcluir
  18. Acho super bacana esse compilado de dicas para mais autoconhecimento. Temos muito o que aproveitar em pontos positivos, independe de qual seja o tipo de cabelo que carregamos. A questão é justamente esse 'saber olhar para as boas angulações', com mente aberta, criatividade e vontade de entender mais. Adorei!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir